Provas Discursivas – Guia PMBOK 4.0

postado em: Provas Discursivas | 0

logo_ticoncurso

O Provas Discursivas é uma iniciativa do TI Concurso para disseminar o conhecimento sobre temas já conhecidos. Acreditamos que isso possa servir de base para a elaboração de seus textos.

Nas próximas semanas, postaremos outros temas. O tema de hoje já está respondido, mas o objetivo é que você treine sozinho.

Bons estudos!!

Blackbird (3)

TEMA: Tomando o texto acima unicamente como motivador, discorra sobre as áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos, com foco no PMBOK 4.0. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes pontos:

  1. a) Quais são as nove áreas do conhecimento em gerenciamento de projetos?
  2. b) Quais as principais características de cada área?
  3. c) Quais os benefícios que um gerenciamento eficaz de projetos tecnológicos irá proporcionar ao Ministério XPTO?

 

Existem, segundo o Guia PMBOK 4.0, nove áreas de conhecimento: integração, escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos e aquisições. Cada uma dessas áreas é definida por seus requisitos de conhecimentos e descrita em termos dos processos que a compõem, suas práticas, entradas, saídas, ferramentas e técnicas. Dessa forma, as nove áreas de conhecimento caracterizam os principais aspectos envolvidos em um projeto e no seu gerenciamento.

Escopo, tempo, custos e qualidade são os principais determinantes para o objetivo de um projeto: entregar um resultado de acordo com o escopo, no prazo e no custo definidos, com qualidade adequada; em outras palavras, o que, quando, quanto e como. Recursos humanos e aquisições são os insumos para produzir o trabalho do projeto.

Somam-se a essas, comunicações e riscos que devem ser continuamente abordados para manter as expectativas e as incertezas sob controle, assim como o projeto no rumo certo. E, por último, a integração, que abrange a orquestração de todos estes aspectos.

Os benefícios, para o Ministério XPTO, com a utilização do PMBOK, podem ocorrer na melhora da interação com outros setores afins que usam metodologias e práticas de gerenciamento de projetos. Portanto, servirá como balizador para controlar o tempo e os recursos investidos nos projetos. Assim, impactará na sua dinâmica estrutural e de funcionamento de forma positiva para a administração pública.

10 PMBoK_11

Encontrou algum problema ou fez um texto diferente? Deixe seu comentário abaixo.

Abraço.
 

Cursos Online para Concursos

Deixe uma resposta