Provas Discursivas – ITIL 2011

postado em: Provas Discursivas | 0

logo_ticoncurso

Provas Discursivas é uma iniciativa do TI Concurso para disseminar o conhecimento sobre temas já conhecidos. Acreditamos que isso possa servir de base para a elaboração de seus textos.

Dia 17/02/2016 postaremos a resposta referente ao tema abaixo. Aproveite para treinar e depois comparar com o nosso texto.

Nas próximas semanas, postaremos outros temas. Bons estudos!!

Com relação ao ITIL 2011 redija um texto dissertativo que aborde os seguintes pontos:

  1. Destaque como o ITIL 2011 está estruturado.
  2. Faça o detalhamento de cada estágio (FASE) do ciclo de vida do ITIL 2011.
  3. Destaque 2 processos pertinentes ao estágio (FASE) Operação de Serviço do ITIL 2011, destacando suas respectivas funções.

 

 

O ITIL tem em sua estrutura um núcleo de condução das atividades definido pelo livro Estratégia de Serviços, que norteia os demais livros: Desenho de Serviço, Transição de Serviço e Operação de Serviço. Circundando todos os processos está o livro de Melhoria Contínua de Serviço. Todos são tidos como fases do ciclo de vida dos serviços. Dessa forma, processos e funções são distribuídos ao longo desse ciclo.

O ciclo de vida inicia a partir de requisições do negócio que são identificadas e acordadas durante a fase de Estratégia de Serviço, no chamado “Service Level Package” (SLP). O SLP é enviado como entrada para a fase Desenho de Serviço, em que as soluções de serviço e o “Service Design Package” (SDP) são desenvolvidos.

Posteriormente, o serviço é avaliado, testado e validado na fase de Transição de Serviço para depois ser transferido para o ambiente de produção, quando inicia a fase de Operação de Serviço. Sempre que possível, em qualquer uma das fases do ciclo, a Melhoria Contínua de Serviço identifica oportunidades de melhorias dos pontos fracos ou de falha.

A fase de Operação de Serviços é composta, entre outros, pelo processo de gerenciamento de problema e pelo gerenciamento de incidente. O primeiro trata do monitoramento de todos os eventos que ocorrem na infraestrutura de TI como um todo. O segundo tem como missão minimizar o número de interrupções nos serviços de TI, o que resulta em níveis mais altos de disponibilidade.

 

apresentao-itil-2-638

 

Encontrou algum problema ou fez um texto diferente? Deixe seu comentário abaixo.

Abraço.
 

Cursos Online para Concursos

Deixe uma resposta