Provas Discursivas – e-Ping

postado em: Provas Discursivas | 0

logo_ticoncurso

Provas Discursivas é uma iniciativa do TI Concurso para disseminar o conhecimento sobre temas já conhecidos. Acreditamos que isso possa servir de base para a elaboração de seus textos.

Em breve postaremos a resposta referente ao tema abaixo. Aproveite para treinar e depois comparar com o nosso texto.

Nas próximas semanas, postaremos outros temas. Bons estudos!!

Blackbird (2)

Tendo o texto acima como motivação, redija um texto dissertativo que responda aos itens abaixo especificados relacionados à arquitetura e-PING – “Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico”.

  1. a) Qual o propósito da arquitetura E-Ping?

  2. b) Destaque como estão segmentadas as áreas cobertas pela arquitetura e-PING (Padrões de Interoperabilidade do Governo Eletrônico).
  3. c) Quais as principais características de cada um desses segmentos?

 

O propósito da arquitetura E-Ping, segundo o Guia de Bolso e-PING 2013, é regulamentar políticas e especificações técnicas para definir a interoperabilidade e o gerenciamento de informações. Essa definição ajuda a interação entre governos federais, estaduais e municipais, contribuindo para melhorar os serviços oferecidos aos cidadãos. Dessa forma, é possível racionalizar investimentos em Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) por meio de compartilhamento, reuso e intercâmbio de recursos tecnológicos.

A arquitetura do e-PING está coberta pelos seguintes segmentos: Interconexão; Segurança; Meios de Acesso; Organização e Intercâmbio de Informações; e, por último, Áreas de Integração para Governo Eletrônico. Para cada um dos segmentos foram definidas características específicas.

A Interconexão estabelece as condições para que os órgãos de governo se interconectem. Com isso, fixam as condições de interoperação entre o governo e a sociedade.

Já a Segurança objetiva definir, por exemplo, meios de criptografia e de resposta a incidentes de segurança da informação.

No Meio de Acesso são explicitadas as questões relativas aos padrões dos dispositivos de acesso aos serviços de governo eletrônico. Neste segmento, por exemplo, está definida a especificação de padrões de animação.

O segmento Organização e Intercâmbio de Informações aborda os aspectos relativos ao tratamento de informações nos serviços de governo eletrônico. Inclui padrão de vocabulários controlados, taxonomias e outros métodos de recuperação de informações.

Por último, as Áreas de Integração para Governo Eletrônico estabelecem a utilização de especificações técnicas para sustentar o intercâmbio de informações em áreas transversais da atuação governamental.

 

http://www.governoeletronico.gov.br/biblioteca/arquivos/guia-de-bolso-e-ping-2013/view
 

Cursos Online para Concursos

Deixe uma resposta