Provas Discursivas – MPS.BR

postado em: Provas Discursivas | 0

logo_ticoncurso

O Provas Discursivas é uma iniciativa do TI Concurso para disseminar o conhecimento sobre temas já conhecidos. Acreditamos que isso possa servir de base para a elaboração de seus textos.

Nas próximas semanas, postaremos outros temas.

Bons estudos!!

provas-discursivas-mps-br

Uma das metas do programa MPS.BR é definir e aprimorar um modelo de melhoria e avaliação de processo de software e serviços, voltado, preferencialmente, às micro, pequenas e médias empresas, de forma a atender às suas necessidades de negócio e obter reconhecimento nacional e internacional como um modelo aplicável à indústria de software e serviços, em que haja compatibilidade entre o MR–MPS–SW e o CMMI–DEV. 

MPS.BR – Guia Geral MPS de Software: 2012 (com adaptações).

 

No MPS.BR, para cada um dos sete níveis de maturidade definidos pelo MR–MPS–SW, é atribuído um perfil de processos, os quais indicam para onde a organização deve direcionar o esforço de melhoria. O progresso e o alcance de determinado nível de maturidade definido pelo MR–MPS–SW são obtidos quando são atendidos os propósitos e todos os resultados esperados dos respectivos processos e dos atributos de processo estabelecidos para aquele nível. Para se atingir o nível G (parcialmente gerenciado), é necessário que os propósitos para dois processos sejam atendidos. Como esses processos são acumulativos, se a organização está no nível F (gerenciado), então ela possui o nível de capacidade que inclui os atributos de processo dos níveis G e F.

Tendo em vista que as informações acima apresentadas, referentes ao MPS.BR, têm caráter unicamente motivador, faça o que se pede a seguir.

  • Indique os dois processos necessários para se atingir o nível G (parcialmente gerenciado) e descreva seus respectivos objetivos. [valor: 2,70 pontos]
  • Indique os cinco processos necessários para se atingir o nível F (gerenciado) e descreva seus respectivos objetivos. [valor: 6,80 pontos]

 

RESPOSTA

 

Para se atingir o nível G, são necessários os processos Gerência de Projetos e Gerência de Requisitos. O propósito do processo Gerência de Projetos é estabelecer e manter planos que definam as atividades, recursos e responsabilidades do projeto, bem como prover informações acerca do andamento do projeto que permitam a realização de correções quando houver desvios significativos no desempenho do projeto, ao passo que o propósito do processo Gerência de Requisitos é gerenciar os requisitos do produto e dos componentes do produto do projeto e identificar inconsistências entre os requisitos, os planos do projeto e os produtos de trabalho do projeto.

Os processos necessários para se atingir o nível F são: Medição, cujo objetivo é coletar, armazenar, analisar e relatar os dados relativos aos produtos desenvolvidos e aos processos implementados na organização e em seus projetos, de forma a apoiar os objetivos organizacionais; Garantia de Qualidade, que busca assegurar que os produtos de trabalho e a execução dos processos estejam em conformidade com os planos, procedimentos e padrões estabelecidos; Gerência de Portfólio de Projetos, responsável por iniciar e manter projetos que sejam necessários, suficientes e sustentáveis, de forma a atender os objetivos estratégicos da organização; Gerência de Configuração, que estabelece e mantém a integridade de todos os produtos de trabalho de um processo ou projeto, disponibilizando-os a todos os envolvidos; e Aquisição, que gerencia a aquisição de produtos que satisfaçam às necessidades expressas pelo adquirente.

Cursos Online para Concursos

Deixe uma resposta