Provas Discursivas – Clean code

postado em: Provas Discursivas | 0

logo_ticoncurso

O Provas Discursivas é uma iniciativa do TI Concurso para disseminar o conhecimento sobre temas já conhecidos. Acreditamos que isso possa servir de base para a elaboração de seus textos.

Nas próximas semanas, postaremos outros temas.

Bons estudos!!


provas-discursivas-clean-codeRedija um texto dissertativo acerca do clean code. Seu texto deverá abordar, necessariamente,

  • a escolha de nomenclatura de variáveis, métodos e classes; [valor: 14,00 pontos]
  • a abrangência e parametrização de funções; [valor: 12,00 pontos]
  • a necessidade e tipos de comentários. [valor: 12,00 pontos]

 

 

 

 

RESPOSTA

 

Um clean code é obtido por meio da utilização de várias técnicas, a fim de tornar o código simples, de fácil leitura e sem duplicações. As técnicas utilizadas para se obter um clean code incluem a escolha de nomes de variáveis, métodos e classes, que devem informar ao desenvolvedor por que existem, o que fazem e como são usados. As variáveis devem ter nomes significativos e que revelem o objetivo, por exemplo, nomeCliente e saldoAtual; as classes devem ser substantivos, por exemplo, Cliente e ContaCorrente; e os métodos devem ser representados por verbos ou frases verbais, por exemplo, pagarFatura e transferirDinheiro.

As funções devem ser pequenas, com nomes significativos e que façam apenas uma coisa. Devem possuir até dois níveis de identificação, para facilitar o entendimento, e ter, no máximo, dois parâmetros. Os comentários devem ser realmente úteis e devem ser submetidos à manutenção quando for necessário. Os tipos de comentários mais utilizados são o comentário de esclarecimento, no qual se descreve o que foi realizado; a explicação de intenção, na qual se descreve a intenção que orientou uma decisão; e o aviso de consequência, o qual serve para avisar sobre consequências do que foi realizado.

Cursos Online para Concursos

Deixe uma resposta